sábado, 4 de junho de 2011

O Mundo Alienado


O mundo de hoje vive sob uma grande alienação, onde as pessoas são ordenadas á ter uma única visão, que, no entanto não é muito bom para a sociedade. Todos querem mostrar que seu produto ou serviço é o melhor, como por exemplo, uma marca de roupa, uma comida, um tênis, todos querem estar no ranking do mais usado, e as pessoas sem perceber estão sendo alienadas até nisso, por seguir um único sentido, uma única escolha.
Na teoria explica melhor a questão de alienação que seria a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Autonomia uma palavra forte quando certas pessoas usam para te rebaixar diante outras dizendo que você não tem autonomia para fazer tal coisa. O primeiro filósofo a estudar sobre a alienação foi Hegel que explica sobe uma alienação como uma experiência do espírito. Mais dois filósofos criaram destaque sobre a alienação: Feuerbach e Marx.
O incrível mesmo é que o tempo passa as coisas modificam, a sociedade cresce mais as pessoas não, lógico que as pessoas não são as mesmas, mas a ideologia é a mesma. Proprietário manda, e funcionários obedecem, basicamente é isso, talvez comparado até á um tabuleiro de xadrez. Rei e rainha são os poderosos sem eles não há jogo ( comparados aos donos/proprietários) bispos torres ( comparados aos chefes de setor/gerentes) e aos peões (os demais funcionários que não tem autonomia para mudar algo na empresa).
A alienação é um ponto onde muitas pessoas nem sentem que estão sendo usadas. Quando você trabalha e o seu chefe pede para que sempre faça isso ou aquilo, você é obrigado a fazer, até porque se você não fizer, outra pessoa esta disposta e com certeza estará dias depois em seu lugar. Mais a partir desse momento você está sendo alienado, a vender uma imagem, seja ela boa ou ruim, mas você é alienado pelo fato de respeitar a decisão do seu chefe e por receber financeiramente vai e faz.
O que não pode acontecer é as pessoas serem alienadas por opiniões públicas onde só você pode decidir por você mesmo, não se deixar levar pelos outros. Ter a capacidade de ir sob opiniões de outras pessoas é ridículo. A opinião é muito importante, a sua voz tem que ser ouvida, só assim terá um retorno do que fez de bem ou de ruim. Faça com que as pessoas vejam que você é capaz, e de que não será alienado por outra. A decisão é sua. Não deixe que outra pessoa responda por você.

Um comentário: